quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Daniela Piquet - a nova Serena é a Sakura!

Conheça a dubladora dessas duas super-heroínas


Daniela Piquet começou a dublar com apenas 6 anos de idade e hoje é conhecida por ser a dona das vozes da Sakura e da Serena. Em entrevista à Henshin, ela conta como foi dublar essas personagens, explica porque as vozes de Sailor Moon foram trocadas e como encara as críticas à nova dublaglem das aventuras das Guerreiras Lunares

Henshin: Como você começou a dublar?
Daniela: Comecei quando tinha dois anos. Minha mãe já estava envolvida no ramo e eu vinha aqui na BKS assistir. Eu me comportava bem, me interessava. Aí um dia deixaram eu fazer a voz de um bonequinho que não tinha boca, eu só repetia o que o diretor falava. Mas eu comecei a trabalhar sério mesmo com seis anos, quando aprendi a ler.

Henshin: E o que você fez nessa época?
Daniela: Eu fiz o desenho Johnson e seus Amigos, que eram fantoches, e passava na Cultura. Também fiz a Bulete do desenho do Bule, aquele do bonequinho de neve. Nesta época fiz muitos desenhos porque minha voz é bem caricata.

Henshin: E quais desenhos japoneses você fez?
Daniela: Fiz a Misao de Samurai X, algumas pontas em Pokémon – quando foi dublado na BKS, a Serena em Sailor Moon e a Sakura.

Henshin: E você está gostando de fazer a Serena e a Sakura?
Daniela: Eu gosto sim. E também estou vendo que meu trabalho está sendo reconhecido, porque chega muito e-mail, as pessoas falam coisas muito legais.

Henshin: Você gosta mais de fazer a Serena ou a Sakura?
Daniela: Olha, para falar a verdade eu gosto das duas. Mas eu gosto mesmo é da Sakura, porque ela é mais calminha, dá para fazer mais tranquilo. Agora a Serena é histérica, frenética, é difícil pegar o pique dela. Mas no fim dá tudo certo.

Henshin: O que você mais gosta nelas?
Daniela: A Sakura tem um jeitinho bem gostoso. Ela é bem delicadinha, bonitinha, ela passa uma coisa boa para os fãs. Serena é ativa, ela batalha pelo o que quer.

Henshin: E qual foi o personagem que você mais gostou de fazer em toda sua vida?
Daniela: Para falar a verdade estou ficando fanática pela Sakura. Vi uns brinquedos que ainda não tem por aqui e fiquei louca! Estou querendo comprar para colocar aqui no estúdio.

Henshin: E aquele gritinho que a Sakura dá “ai, ai, ai Yukito”, foi você que inventou?
Daniela: Foi assim: quando a série veio a gente ficou assistindo e a dublagem em espanhol não estava muito boa. Eu achei que faltava alguma coisa. Então resolvi criar algo porque ela sempre falava do bendito Yukito. Ela tem vários chavões, mas faltava um para a parte emocional. E ficou bem legal. Aqui na empresa as pessoas já estão até me chamando de Sakura e quando acontece alguma coisa falam “ai, ai, ai, Yukito”.

Henshin: Você tem bastante contato com os fãs?
Daniela: Tenho sim. Tem gente que vem aqui sempre, tem gente que manda e-mail, que liga. Eu já conversei com gente do Brasil inteiro e isso é muito gratificante. Alguns até reclamam, mas a maioria fala bem.

Henshin: E os fãs reclamam do quê?
Daniela: Na verdade reclamam que as vozes da Sailor Moon estão diferentes. Mas também tem que ver que as pessoas que fizeram o desenho antes já estão fazendo outras coisas, as coisas mudaram e as vozes também.

Henshin: E por que as vozes mudaram?
Daniela: Bem, simplesmente porque estava numa empresa que faliu e o distribuidor, depois de fazer uma pesquisa de mercado para ver qual o estúdio mais preparado para receber o desenho, passou para a BKS. Daí foi feita uma seleção de vozes, o distribuidor pediu uma coisa nova – a gente nem foi pesquisar quem fez, quem não fez. Nem sei se tem gente que ainda está na ativa ou já morreu.

Henshin: Mas você sabia que existia uma outra série da Sailor Moon que já havia passado por aqui?
Daniela: Não, não sabia. A gente nem fazia idéia se existia um longa metragem, uma série ou qualquer outra coisa. Então foi feito como se fosse uma coisa nova. O próprio distribuidor pediu isso.

Henshin:E Sailor Moon S também vai ser dublado na BKS? 
Daniela: Sim, inclusive já está aqui para ser dublado e vai ser com as mesmas vozes de Sailor Moon R.

Henshin: E você sentiu algum tipo de responsabilidade fazendo a Serena depois que soube que outra pessoa já tinha feito?
Daniela: Não, eu confio no que eu faço. Nem vi a outra dublagem. E se as pessoas estão gostando, que mais eu posso querer?

Anexo:Lista de dubladores de Sakura Card Captors


PersonagemJaponesBrasileiros
Sakura KinomotoSakura TangeDaniela Piquet (Anime) e Marli Bortolleto (2ºFilme e Especial Kero)
Touya KinomotoTomokazu SekiVagner Fagundes
Fujitaka KinomotoHideyuki TanakaFrancisco Bretas
Nadeshiko KinomotoYuko MinaguchiDenise Simonetto
Tomoyo DaidoujiJunko IwaoFernanda Bullara
Sonomi DaidoujiMiki ItoDenise Reis
Shaoran LiMotoko KumaiFábio Lucindo
Meilin LiYukana NogamiMarisol Ribeiro
Eriol HiiragizawaNozomu SasakiThiago Longo
Naoko YanagisawaEmi MotoiMelissa Garcia
Rika SasakiTomoko KawakamiPriscila Concepción
Chiharu MiharaMiwa MatsumotoMárcia Regina
Takashi YamazakiIssei MiyazakiRafael Meira
KeroAya HisakawaIvo Roberto
KerberusMasaya Onosaka
SpinelYumi ToumaTatá Guarnieri
Spinel SunKatsuyuki Konishi
Yukito Tsukishiro/YueMegumi OgataRodrigo Andreatto
Nakuru akizuki/Ruby MoonRyouka YuzukiRaquel Marinho
Kaho MizukiEmi ShinoharaAdriana Pissardini
Yoshiyuki TeradaToru Furusawa (1ªTemporada) Katsuyuki Konishi (3ªTemporada)Luiz Laffey
Maki MatsumotoKotono MitsuishiDenise Simonetto
Clow ReedKazuo HayashiLuiz Antônio Lobue
Masaki AmamiyaOsamu Saka
WeiMotomu Kiyokawa
Yuuki Tachibana (Episódio 07)Taeko Kawata
Rei Tachibana (Episódio 30)Yuka Imai
Yoko Nakagawa(Episódio 14)Kyoko Hikami
Akane (Episódio 15)Kae ArakiUrsulla Bezerra
Empregada da TomoyoRita Almeida
Madoushi (1ºFilme)Megumi Hayashibara
Yelan Li (1ºFilme)Kikuko Inoue
Carta EspelhoSakura TangeDaniela Piquet
Carta TrevasRaquel Marinho
Carta LuzIsabel de Sá
Carta Nada/Esperança (2ºFilme)Maaya Sakamoto
Vendendor de croquete de polvo (Especial Kero)Élcio Sodré

A atriz Marisol Ribeiro fazia a voz deMeilin Li na versão Brasileira.

História completa CCS


Ver artigos principais: Listas de episódios e de dubladores de Cardcaptor Sakura.
Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas levadas por uma tempestade de vento causada pela magia da carta Vento, que foi libertada quando Sakura leu o seu nome. Kerberos, o guardião das cartas (uma criatura muito parecida com um animal de pelúcia bem pequeno), surge do livro e conta a Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma cardcaptor (capturadora de cartas em inglês).
As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua coleção. Ela conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo, e mais tarde de outros personagens como Syaoran Li, um cardcaptor rival que mais tarde se torna seu aliado, e Yue, outro guardião das cartas.
No decorrer da trama, além das histórias misteriosas que envolvem as cartas, também se fazem presentes cenas que mostram o crescente romance entre Sakura e Syaoran, intercalados com as cenas de ação.
Na segunda metade da história surgem novos personagens, como Eriol Hiiragizawa, e Sakura passa a transformar as cartas Clow em suas próprias cartas: as Cartas Sakura (Sakura Cards).


Cardcaptors

A empresa canadense Nelvana (que posteriormente trabalharia com as versões ocidentais de Medabots e Beyblade), adaptou toda a série, mudando sua cronologia, enredo, trilha sonora, e fez vários cortes e censuras no que é considerado para a cultura americana, "impróprio" ao público infantil. A série, resumida a 39 episódios, foi rebatizada de Cardcaptors, e seu foco principal seria no personagem Syaoran, visto que à empresa queria atingir o público masculino, mas ela foi exibida assim somente nos EUA, em junho de 2000 pela Kids' WB e em junho 2001 no Cartoon Network. No Brasil a versão sem cortes foi exibida no Cartoon Network.


Cartas Clow

As cartas Clow são objetos mágicos, mas de certa forma também seres vivos, criados por um poderoso feiticeiro conhecido como Mago Clow (ou Clow Reed), com uma mistura de magia ocidental e oriental. São capazes de realizar efeitos fantásticos em quantidade ilimitada, mas cada carta está relacionada a um único poder ou força. Elas também podem se manifestar em uma forma semi-humana (ou, em algumas cartas, de um animal ou objeto), que de certa forma reflete suapersonalidade.
Para conter o poder dessas cartas após a sua "morte", o Mago Clow confinou-as em um livro e apresentou às duas entidades que criou (Kerberos e Yue) a missão de protegê-las. Por muitos anos, as cartas teriam permanecido em descanso e tido vários donos até serem libertadas por Sakura.
No total, há 19 cartas no mangá e 52 no anime, não incluindo a carta Sakura The Hope (Esperança) e a Carta Clow The Nothing (Vácuo), ambas do 2° filme. Existem cartas que não se vê sendo capturadas no anime, como The Arrow (Flecha, capturada no 1º filme da série), The Through (Através), The Bubbles (Bolhas), The Libra (Balança), The Wave (Onda).


Tomoeda

Tomoeda é o nome da cidade onde a história do anime acontece.
Escola primária Tomoeda
É a escola onde Sakura estuda e onde muitos eventos da história ocorrem.
Alunos: Sakura KinomotoTomoyo DaidoujiChiharu MiharaRika SasakiTakashi YamazakiNaoko YanagisawaShaoran LiMeiling LiEriol Hiiragizawa;
Professores: Yoshiyuki TeradaKaho Mizuki.


Personagens

  • Sakura Kinomoto (em japonês木之本 さくら Kinomoto Sakura?) - Sakura é a personagem principal da série, uma jovem com dez anos no início da história e vive numa cidade com o nome de Tomoeda no Japão, com o seu pai e irmão. O seu objetivo é capturar todas as Cartas Clow que contêm grande poder. Tem uma ilusão por Yukito, melhor amigo de seu irmão, mas depois se apaixona por Li Syaoran.
  • Kerberos (em japonêsケルベロス Keruberosu?) - O guardião do lacre das Cartas Clow, apelidado carinhosamente de Kero. Ele ajuda Sakura a capturar as cartas e a ensina sobre seu funcionamento. Gosta muito de doces e de jogarvideogame. Ele geralmente se passa por um bichinho de pelúcia para despistar os amigos de Sakura de seu segredo (principalmente o seu desconfiado irmão, Toya) e vive tirando uma com a cara de Syaoran. No final da primeira temporada, após a carta Fogo (The Fire) e Terra (The Earth) serem recuperadas, ele volta à sua forma original, parecida com um leão alado. Seu poder provém do Sol, e suas cartas regentes principais são Fogo, Luz e Terra.
  • Syaoran Li (em japonêsリ・シャオラン Ri Shaoran?, do chinês 李 小狼 Lǐ Xiǎoláng) - Um cardcaptor rival de Sakura, e descendente do criador das cartas, Clow Reed. Syaoran veio de Hong Kong em busca das Cartas Clow, mas deparou-se com Sakura, que já havia capturado algumas delas. Ele passa a estudar na mesma escola de Sakura e Tomoyo e a ajudá-las na captura das cartas. Eventualmente, Syaoran se apaixona por Sakura pouco a pouco. Ele luta Kung Fu e muitas outras artes marciais chinesas, e se utiliza não só das Cartas Clow, como também da magia do Feng Shui, usando sua espada e amuletos. Nas versões brasileiras do anime e do mangá, o nome dele ficou Shoran, um erro de dublagem da BKS.
  • Tomoyo Daidouji (em japonês大道寺 知世 Daidōji Tomoyo?) - A melhor amiga de Sakura, que gosta muito de filma-lá e de vesti-la com roupas diferentes a cada aventura. Gosta de cantar e tem uma voz muito bonita. Seus sentimentos por Sakura são às vezes exagerados, tornando a série um ícone do gênero. Tomoyo mantém uma espécie de amor platônico por Sakura. Tomoyo, que é uma garota bem precoce, diz a Sakura que explicará o que sente quando esta estiver mais adulta.
  • Toya Kinomoto (em japonês木之本 桃矢 Kinomoto Tōya?) - O irmão mais velho de Sakura. Ele aparece constantemente irritando sua irmãzinha e fazendo bicos em diferentes trabalhos a cada episódio. É sugerido que Toya tenha um sentimento de amizade muito grande por seu amigo Yukito. Há indícios de que Toya teve algum relacionamento com a professora Mizuki. Toya também tem alguns poderes paranormais, e consegue ver fantasmas. É muito ciumento com Sakura, odiando Syaoran desde a primeira vez que o vê, talvez pressentindo algum sentimento ainda escondido; ele e Kero adoram chamá-lo de moleque.
  • Yukito Tsukishiro (em japonês月城 雪兎 Tsukishiro Yukito?) - Amigo de Toya. É por quem Sakura nutre uma paixão. Yukito está quase sempre comendo, apesar de ser magro. Estuda com Toya e é um grande jogador de basquete. Também possui um sentimento muito grande de amizade por Toya. No final da série, revela-se que ele seria um alter-ego de Yue, um guardião cujo dever é testar os cardcaptors tão logo eles reúnam todas as Cartas para ver se eles estão aptos a serem donos delas em seu "Juízo Final". Yue tem como astro de poder a Lua, e suas cartas regentes principais são Trevas, Vento e Água.
  • Meiling Li (em japonêsリ・メイリン Ri Meirin?, do chinês 李 苺鈴 Lǐ Méilíng) - Personagem exclusiva do anime, é prima e noiva de Syaoran. Ela é uma ótima lutadora de artes marciais. Morre de ciúmes de Sakura porque teme perder o seu "namorado", mas isso é resolvido mais à frente. Apesar de muitos a odiarem ela se mostra muito bondosa e compreensiva com Sakura e principalmente Syaoran.
  • Eriol Hiiragizawa (em japonês柊沢 エリオル Hiiragizawa Erioru?) - Uma reencarnação do Mago Clow, criador das Cartas Clow. Ele surge na segunda metade da história (a terceira temporada do anime e segunda do mangá) para ajudar Sakura a converter as Cartas Clow em Cartas Sakura - um reflexo do poder mágico dela - para que as Cartas não "morram". Eriol ama Sakura, e quer que ela seja muito feliz. Syaoran sente ciúmes quanto o vê com Sakura.
  • Spinel Sun (em japonêsスピネル・サン Supineru Sun?) - É um dos guardiões de Eriol. Geralmente mantém a forma de um tipo de gatinho preto. Porém, sua verdadeira aparência é de uma espécie de pantera negra com asas de borboleta. Enquanto Kero adora videogames, o passatempo preferido de Spinel é ler livros.
  • Ruby Moon (em japonêsルビー・ムーン Rubī Mūn?) - alter-ego de Nakuru Akizuki. É colega de escola de Toya. Ela está sempre pendurada — literalmente — no pescoço do irmão de Sakura. No entanto, Nakuru é, na verdade, Ruby Moon, uma das guardiãs sob as ordens de Eriol, tem a mesma função de Yue.
  • Fujitaka Kinomoto (em japonês木之本 藤隆 Kinomoto Fujitaka?) - É o pai de Sakura e Toya. Casou-se bem cedo com Nadeshiko. Nessa época, ele era um professor novato e ela tinha apenas 16 anos. Depois de 11 anos de casamento sua amada esposa acabou adoecendo e morreu. Fujitaka é um homem simpático que, embora sempre esteja ocupado com suas aulas e palestras, vive preocupado com os filhos. Praticamente não tem defeitos.
  • Nadeshiko Kinomoto (em japonês木之本 撫子 Kinomoto Nadeshiko?) - É a mãe de Sakura e Toya, que foi casada com Fujitaka. Nadeshiko aparece apenas em memória e espírito na série, pois ela morreu quando tinha 27 anos, e Sakura tinha apenas três.
  • Sonomi Daidouji (em japonês大道寺 園美 Daidōji Sonomi?) - É a mãe de Tomoyo Daidouji e prima de Nadeshiko. É a presidente de uma grande empresa da família Daidouji, e é muito severa com Fujitaka, por causa do que aconteceu com Nadeshiko. Sonomi adora Sakura (porque lembra muito Nadeshiko), assim como Tomoyo.
  • Kaho Mizuki (em japonês観月 歌帆 Mizuki Kaho?) - Sua primeira aparição no anime foi de uma professora substituta na escola primária Tomoeda, onde ela ensinava matemática na classe de Sakura. Depois, revelou-se que ela tinha poderes e foi escolhida por Clow para ajudar Sakura no Juízo Final com o Sino da Lua.
  • Clow Reed (em japonêsクロウ・リード Kurō Rīdo?) - O Mago Clow é o criador das cartas Clow, um conjunto de cartas com poderes mágicos. É também o criador de Yue e Kerberos, que têm o dever de proteger as Cartas.
  • Yue (em japonêsユエ? do chinês 月 Yuè) - É um dos guardiões das Cartas Clow, junto a Kero. Quando Kero é o eleitor que escolhe um candidato que se transformará no próximo mestre Clow, Yue é o juiz que tem o dever de testar o candidato. Ele é frio e reservado, e muito mais sério e intimidador do que Kero. Depois de Sakura ter ganhado o Juizo Final, ele e Kerberos decidem continuar em suas formas antigas para ajudar Sakura até que ela esteja realmente pronta para seguir como dona das Cartas e dos Guardiões. Os poderes regentes de Yue (além do seu símbolo a Lua) são Trevas, Vento e Água.
  • Yelan Li (em japonêsリ・イェラン Ri Yeran?, do chinês 李 夜蘭 Lǐ Yèlán) - Yelan Li é a mãe de Syaoran, e só aparece no primeiro filme, quando Sakura e alguns de seus amigos viajam para Hong Kong. Syaoran é o filho caçula, e o único homem. Antes dele, Yelan teve quatro filhas: Fuutie, Shiefa, Fanren e Feimei. As filhas de Yelan aparecem no episódio 43, quando eram menores (num flashback de Meiling), e voltam no filme, já que adultas.
  • Madōshi - Madōshi é uma feiticeira muito poderosa. Ela só aparece no primeiro filme. Depois que Sakura captura a carta Flecha, tem sonhos com essa mulher. Sakura vai a Hong Kong para passar suas férias, mas Madōshi está a procura de Sakura querendo saber onde esta o Mago Clow. No final, Sakura fala para a feiticeira que Clow não está mais entre eles.
  • Chiharu Mihara (em japonês三原 千春 Mihara Chiharu?) - Chiharu é uma das colegas de classe de Sakura. Ela, assim como Rika Sasaki e Naoko Yanagisawa, aparece frequentemente ao lado de Sakura na escola e nos eventos. Ela demonstra gostar de Takashi Yamazaki, apesar de bater nele... Eles são um dos casais super fofos do anime!
  • Rika Sasaki (em japonês佐々木 利佳 Sasaki Rika?) - Rika é muito elegante e madura para sua idade, embora seja muito tímida, especialmente quando vai falar com seu professor, Yoshiyuki Terada, por quem tem uma paixão. É também uma habilidosa cozinheira, capaz de fazer bolos e biscoitos com facilidade.
  • Naoko Yanagisawa (em japonês柳沢 奈緒子 Yanagisawa Naoko?) - Naoko adora ler vários tipos de história, especialmente de fantasia e histórias sobre fantasmas.
  • Takashi Yamazaki (em japonês山崎 貴史 Yamazaki Takashi?) - É um dos colegas de classe de Sakura na escola. É o único aluno homem na série antes da chegada de Syaoran e Eriol. Yamazaki é bravo e se importa muito com Sakura e seus amigos, porém tem uma fantástica habilidade de enganar as pessoas inventando histórias fantasiosas. Ele ama Chiharu, desde quando eram pequenos amigos.
  • Maki Matsumoto (em japonês松本 真樹 Matsumoto Maki?) - Maki é a proprietária de uma loja de presentes nova em Tomoeda, onde Sakura e seus amigos fazem compras frequentemente, e também onde algumas cartas Clow aparecem. A loja é construída em um pequeno apartamento em um prédio, onde Maki mora no segundo andar.
  • Yoshiyuki Terada (em japonês寺田 良幸 Terada Yoshiyuki?) - Terada é professor da escola primária Tomoeda. Em toda a quarta série, e parte da quinta série, é professor de Sakura e Syaoran. Terada parece ensinar vários assuntos, incluindo educação física, como é visto em um episódio da série. No mangá, ele e Rika namoram, mas no anime só Rika ama Terada.


Filmes


Gekijōban Cardcaptor Sakura

Sakura ganha uma viagem para Hong Kong, para quatro pessoas. Ela viaja com Toya, Yukito, Tomoyo e Kero (escondido) e encontra Meiling e Shaoran durante a viagem. Então, Sakura começa a ter estranhos sonhos, com uma voz a chamando.
Gekijōban Cardcaptor Sakura foi lançado em 21 de agosto de 1999 no Japão e não foi lançado no Brasil. O filme se passa entre a primeira e a segunda temporada do anime (entre os episódios 35 e 36) e não influi na história do anime, ao contrário do segundo filme.


Gekijōban Cardcaptor Sakura - Fūin Sareta Card

Syaoran volta para o Japão, junto com Meiling. Sakura decide contar a Syaoran o que sente por ele. Objetos começam a desaparecer, assim como Cartas Sakura. Sakura descobre que a única forma de capturar a tal carta é abdicando de seu amor.
Gekijōban Cardcaptor Sakura - Fūin Sareta Card foi lançado em 15 de julho de 2000 no Japão. No Brasil, ele foi vendido na edição 1 da revista Heróis da TV Especial e exibido no Cartoon Network[1].[2]. No Brasil, ele recebeu o nome de Sakura Card Captors - A Carta Selada[3]
O filme se passa após a terceira temporada, sendo, supostamente, o último episódio da série.